segunda-feira, 6 de agosto de 2012

JANELA DE JOHARI

Esta técnica foi criada e desenvolvida por Joseph Luft e Harrington Ingham, em 1955, tendo como objectivo representar os processos de dar e receber feedbacks. Por outro lado, Luft e Ingham, necessitavam de algo para auxiliar na formação de ideias claras e concretas relativamente a muitos dos nossos comportamentos nas interacções interpessoais, assim como soluções para as dificuldades comuns dos relacionamentos sociais.

Observando a figura, conclui-se que a Janela de Johari é composta por 4 divisões ou áreas. Existem, ainda, colunas (verticais) e barras (horizontais), sendo que as primeiras representam o EU e as segundas o GRUPO. 


Deste modo, a coluna “Conhecido pelo Eu” representa aquilo que eu sei a meu respeito; a coluna “Não conhecido pelo Eu” representa aquilo que eu não sei a meu respeito. Por outro lado, a barra “Conhecido pelos outros” representa aquilo que os outros (grupo) sabem sobre mim; a barra “Não conhecido pelos outros” representa aquilo que os outros (grupo) desconhecem a meu respeito.

Relativamente à primeira área – Eu Aberto – encontram-se todas as experiências, comportamentos, informações conhecidas pela própria pessoa e por aqueles que a rodeiam. Quando esta área aumenta de tamanho, tornando-se maior do que as restantes, estamos perante um aumento de confiança, coesão e partilha, onde informações relevantes são compartilhadas e, obviamente, torna-se a janela ideal de qualquer tipo de comunicação interpessoal.

A área do Eu Cego contém informações relativamente ao nosso EU que desconhecemos, mas que são do conhecimento dos que nos rodeiam. É, basicamente, o que os nossos amigos sabem a nosso respeito e não nos dizem. Por outro lado, quando interagimos, não temos ideia da forma como nos exprimimos, da posição que assumimos, de gestos que fazemos e forma de agir, mas estas são observadas pelos outros.

A área do Eu Secreto contém informações que sabemos e que queremos guardar aos outros. Podem ser segredos, sentimentos, emoções, dificuldades. As razões desta ocultação tem por base o medo de se ser rejeitado, atacado e atingido de formas negativas ao comunicar, aos outros, determinadas informações. 

Po último, na parte inferior direita da Janela de Johari, encontra-se a área do Eu Desconhecido que representa factores da nossa personalidade que desconhecemos, assim como os que nos rodeiam. Este campo poderá compreender limitações e capacidades que desconhecemos e que estão por descobrir. 

Na CRETA – Centro de Recuperação de Toxicodependentes e Alcoólicos – esta ferramenta é utilizada em qualquer dinâmica de grupo. Por se tratar de um trabalho realizado com pessoas bastante instáveis, com grande dificuldade em confiar, portadoras de inúmeros mecanismos de defesa (como foi já referido neste espaço, anteriormente), auto-estima baixíssima, torna-se difícil manter a comunicação e interacção na janela ideial (Eu Aberto). 

Devido, igualmente, aos medos que possam sentir relativamente a julgamentos, rejeições e inventários a janela mais utilizada nas comunicações é a do Eu Secreto. Por outro lado, dá-se ênfase à utilização dos benefícios da área do Eu Cego (quando o outro – Grupo – reflete ao Eu – paciente – as suas dificuldades, posturas, comportamentos, limitações e capacidades que não reconhece), já que o Grupo é o grande agente de mudança dos pacientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário