segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ALCOÓLICOS E NARCÓTICOS ANÓNIMOS

O Programa de Tratamento utilizado na CRETA – Centro de Recuperação para Toxicodependentes e Alcoólicos – é baseado no Modelo Minnesota. Este desenvolveu uma série de princípios que foram criados pelos Alcoólicos Anónimos, sendo natural que se mantenha, entre estes, uma relação. De igual modo, o Modelo Minnesota dá bastante importância ao envolvimento com os Grupos de Narcóticos Anónimos. 

Os Alcoólicos Anónimos (AA) são uma comunidade mundial de pessoas que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade, através de espaços (Reuniões de AA) que se realizam diariamente. O único requisito que une todas as pessoas que frequentam estas Reuniões é apenas um: o desejo de parar de beber.

Os AA nasceram em 1935, em Akron, Ohio, através de um encontro entre dois personagens: Bill Wilson e o Bob Smith. Bill Wilson trabalhava em Nova York como corretor da Bolsa Nova-iorquina; Bob era médico cirurgião. Ambos sofriam de um problema elevado de alcoolismo. Antes de se conhecerem, frequentavam os Grupos de Oxford (grupos de pessoas não alcoólicas que procuravam mudanças através da aplicação de conceitos espirituais universais), através dos quais, Bill tinha conseguido deixar de beber. Este mantinha-se em abstinência e, juntamente com um outro amigo (“Ebby” Thacher), ajudava outros alcoólicos a encontrarem a sobriedade. Apesar de não conseguir resultados, Bill sentia que reforçava a sua mudança no sentido de manter a abstinência, sempre que tentava ajudar os outros.

Bob Smith, apesar de frequentar os Grupos de Oxford, não conseguia parar de beber e não considerava o alcoolismo uma doença, por mais que lhe dissessem e lhe apresentassem factos. Nos seus primeiros contactos com Bill, sentiu uma diferença. Este era capaz de lhe passar a mensagem de que o alcoolismo era uma doença física, emocional e mental, e os seus argumentos convenceram-no a deixar de beber. A data do início da sua sobriedade é 10 de Junho (de acordo com os AA é o dia Mundial dos Alcoólicos Anónimos).




Bob Smith e Bill Wilson começam, então, a trabalhar no Hospital de Akron, ajudando outros alcoólicos. O primeiro paciente que conseguiram ajudar formou, juntamente com Bob e Bill, o 1º Grupo de Alcoólicos Anónimos. Em 1935 e 1939, o segundo e terceiro Grupo de AA foram criados. No início desse ano, Bill escreve um livro onde explica os métodos e filosofia dos AA – Hoje conhecido por Texto Básico de AA (“Big Book”), e onde estão descritos a natureza dos tão conhecidos 12 Passos da Recuperação dos Alcoólicos Anónimos, utilizados e desenvolvidos pelo Modelo Minnesota.

Em 1943, havia já 100 alcoólicos que conseguiram a sobriedade através destes 3 Grupos e, por volta da década de 50, eram já 100.000 alcoólicos recuperados através de diversos Grupos de AA, que entretanto se expandia por todo o território dos EUA. 

Com o aparecimento de milhares de pessoas em todas as Reuniões de Alcoólicos Anónimos, Bill começou a sentir dificuldades na criação de uma ordem e de um plano de organização referente a essas mesmas Reuniões e, em 1946, desenvolveu algumas linhas de orientação que são, hoje, conhecidas pelas 12 Tradições dos Alcoólicos Anónimos.

Em 2007, os registos conhecidos das Reuniões de Alcoólicos Anónimos, ascende a 180 países, nos quais se recuperavam mais de 2 milhões de pessoas. Os números, naturalmente, têm vindo a aumentar.

Bill Wilson e Bob Smith, dedicaram-se, até às suas morte (1971 e 1950, respectivamente) ao tratamento de pessoas que sofriam da doença do Alcoolismo e ao desenvolvimento das Reuniões de AA (que, por sua vez, deram origens a outras Reuniões, tais como a dos Narcóticos Anónimos – pessoas com problemas com outras drogas –, Jogadores Anónimos e Famílias Anónimas e as Reuniões de Al-Anon – ajuda para familiares e amigos de Dependentes Químicos.   

Em Portugal, AA aparece ainda antes de 1974, sabendo-se que foi criado por um Inglês que foi viver para Lisboa. Com a divulgação feita por um Norte-Americano em Hospitais (nomeadamente a Casa de Saúde do Telhal), a importância de AA cresceu em Portugal. Foram criadas Reuniões no Algarve (1977, apesar de ser organizada por Ingleses) e no Porto (1978). Em 1989 foi criado a primeira estrutura de organização dos Alcoólicos Anónimos que assegurava os serviços mínimos, como a literatura, apoio telefónico e o passar a mensagem em Hospitais e Instituições. O Texto Básico (“Big Book”) dos Alcoólicos Anónimos foi traduzido para Português em 1994 (até aqui era em Brasileiro).

Relativamente aos Narcóticos Anónimos (NA), que foram criados em 1953, por Jimmy Kinnon, são uma irmandade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema.

NA derivou das Reuniões de Alcoólicos Anónimos, utilizando os mesmos princípios (12 Passos e 12 Tradições). A primeira reunião conhecida foi realizada no sul da Califórnia e foi designada de “Narcóticos Anónimos e Alcoólicos Anónimos do Vale de São Fernando”. Em 1956 é publicada, pela primeira vez, uma publicação com o nome de Narcóticos Anónimos que continha informações relativas ao Programa de NA – os 12 Passos – e os endereços das Reuniões que, entretanto, já existiam. Por outro lado, em 1972, em Los Angeles, Califórnia, abre o Escritório Mundial de Serviço de NA, e 3 anos depois foi delineada a “Árvore de NA”, focando toda a estrutura de serviço que começava a ser implementada nas Reuniões. 

Em Portugal, NA aparece em 1986, em Lisboa. A publicação do Livro dos Narcóticos Anónimos, em Português, acontece em 1991.

NA é o 3º maior Grupo de Reuniões, depois dos AA e dos Al-Alnon. Dados de 2003 indicavam que existiam 30.000 reuniões semanais, organizadas por 19.742 grupos em 106 países e que a literatura de NA se encontra traduzida em 23 idiomas. Em Portugal, actualmente, existem cerca de 160 Grupos e 200 Reuniões semanais. 

Apesar de haver algumas reservas relativamente a Grupos de Auto-ajuda, parece que não se pode falar da ineficácia que têm na ajuda aos dependentes químicos e aos seus familiares, sendo as Reuniões de Alcoólicos Anónimos e Narcóticos Anónimos um grande exemplo disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário