segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PERSONALIDADE ALCOÓLICA

Muitos estudos têm sido feitos para avaliar a personalidade do alcoólico. Até ao momento não se conseguiu determinar um perfil característico do alcoólico. Uma revisão da literatura sobre uma eventual personalidade alcoólica, sugere o aparecimento de uma constelação de traços característicos como a dependência, a negação, a depressão, a sociabilidade superficial, a instabilidade emocional, a dúvida, a baixa tolerância à frustração, a impulsividade e a auto-desvalorização, mas não uma personalidade devidamente individualizada. A questão sobre se será o abuso de álcool a levar a estes traços de personalidade ou, se serão eles que conduzem ao consumo excessivo mantém-se inconclusiva.

Alonso Fernandez (1977), num trabalho com MacCord e MacCord, conclui que os alcoólicos têm uma elevada necessidade de dependência mas, simultaneamente, rejeitam o contacto humano e têm dificuldade em se inserir em grupos organizados, apresentando uma conduta aparentemente autónoma. Para Alonso Fernandez (1990), a génese do alcoolismo é a personalidade. Considera que os alcoólicos têm características comuns como a vivência da solidão e a falta de esperança no futuro, contudo, considera que é errado falar de uma personalidade pré-alcoólica (apenas existem crianças
vulneráveis).

jovem1 Alcoolismo na adolescência



Vários estudos longitudinais têm sido realizados com o intuito de identificar características da personalidade que diferenciam os alcoólicos dos não alcoólicos, e identificaram-se factores como a baixa tolerância à tensão, impulsividade, hiperactividade, depressão e baixa auto-estima. Os resultados mais consistentes são os que correlacionam o alcoolismo com comportamentos anti-sociais.

O uso e abuso de álcool é pois um fenómeno complexo, causado pela interacção de diversos factores como a predisposição, a disponibilidade, a publicidade, a pressão social, diferentes estados psicológicos, a modelagem, os efeitos do álcool e as expectativas sobre os seus efeitos.

ALVES, A. (2003). Alcoolismo Paterno e Comportamento/Rendimento Escolar dos Filhos - Contribuição Para o Seu Estudo: Dissertação de Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário