segunda-feira, 12 de novembro de 2012

7 MAGNÍFICOS



No campo dos trabalhos relacionados com a Prevenção da Recaída em Alcoólicos e outros Dependentes Químicos há um particularmente famoso que nos fala da importância de se colocar em prática 7 disciplinas durante e após o Tratamento Primário ou Residencial (cuja duração é de, sensivelmente, 12 semanas de internamento). 

Todas estas disciplinas deverão ser realizadas e trabalhadas, principalmente, durante os dois primeiros anos após o início do Tratamento.

Sendo assim, a 1º disciplina para os pacientes investirem, é a ida regular e o investimento nas Reuniões de Nárcóticos Anónimos (NA) e Alcoólicos Anónimos (AA) (importância já referida neste espaço). Como sabemos este Modelo de Tratamento (Minnesota) nasce e desenvolve-se com os princípios e fundamentos dos AA, ficando claro a importância dos pacientes continuarem (porque os 1ºs contactos são em Tratamento Primário) a investir, com idas frequentes a estas Reuniões. 


Como complemento destes encontros, e também para se trabalhar outras áreas que não a da dependência, a Ajuda Profissional é, sem dúvida, necessária e sugerida. Quando se fala nesta ajuda, estamos a falar de um Psicólogo, Psiquiatra, Conselheiro em Adicção, ou outro tipo de profissional que possa ajudar o paciente nos seus campos mais limitados. A literatura fala de um apoio individual ou, até mesmo, de grupo. 



Por outro lado, a importância de uma Alimentação Equilibrada. Muitos dependentes referem sentir-se melhor se efectuarem pelo menos 3 refeições diárias e, dando importância a alterações significativas de hábitos auto-destrutivos, juntamente com os familiares (comunicação, horários, rotinas, etc.) Ainda em relação a este ponto, esta alimentação equilibrada está relacionada com o equilíbrio ao nível do consumo de café e tabaco. 

Juntamente com a  importância de uma alimentação saudável, é sugerido a prática de Exercício Físico. Não apenas nos benefícios físicos e mentais, mas no equilíbrio da organização do dia, na inserção de um grupo saudável e estável, assim como a concretização de objectivos. Este hábito regular de exercício vai, também, ajudar numa melhor forma de gerir e lidar com o stress ou com situações que possam gerar alguma ansiedade, já que a Gestão do Stress é, igualmente, uma das ferramentas importantes no processo Pós-Tratamento. Situações desfavoráveis que causam sentimentos e emoções difíceis de lidar são uma das maiores causas das recaídas. Deste modo, encontrar soluções favoráveis para gerir melhor o stress, torna-se fundamental (de facto, todas as outras disciplinas referidas anteriormente, acabam por ser uma resposta adequada a esta questão). 

Por úlimo, Desenvolvimento de um Programa Espiritual e o Investimento em Inventários de Manhã e à Noite. Os primeiros, ao contrário do que o nome possa sugerir, não estão relacionados com aspectos religiosos, mas sim a práticos, de valores, regras e mudança. A quebra de regras, compromissos, promessas, assim como a perda de valores morais, são consequências de quem sofre de qualquer dependência. Assim, o continuar a trabalhar todas estas mudanças, torna-se um factor principal para quem quer continuar em Recuperação. 

Por outro lado, estar consciente da realidade, isto é, reflectir sobre o planeamento diário, os objectivos cumpridos, expectativas alcançadas, assim como problemas a resolver, dificuldades para lidar, através de um investimento em inventariar o dia, duas vezes diariamente (de manhã e à noite), é a última disciplina que, este trabalho no campo das Prevenções à Recaída, dá destaque.

Sem comentários:

Enviar um comentário